malnutriçãozero
Bem-vindos à Semana da Sensibilização para a Malnutrição 2022! De 7 a 13 de novembro celebramos, pelo quarto ano consecutivo, a Semana da Sensibilização para a Malnutrição em Portugal, uma iniciativa pioneira que se integra nas atividades da campanha ONCA internacional.
Bem-vindos à
Semana da Sensibilização para a Malnutrição 2025!
De 10 a 16 de novembro celebramos, pelo sétimo ano consecutivo, a Semana da Sensibilização para a Malnutrição em Portugal, uma iniciativa pioneira que se integra nas atividades da campanha ONCA internacional e ESPEN Malnutrition Awareness Week. É uma ação conjunta ONCA/ENHA, com o apoio científico da APNEP, na qual já se juntaram 16 países: Portugal, Reino Unido, França, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Alemanha, República Checa, Países Baixos, Grécia, Itália, Áustria, Suécia, Hungria, Turquia e Israel.
Nesta 7ª edição, com o mote “Malnutrição: Não basta diagnosticar é preciso tratar”, lançamos o desafio nacional “Tolerância Zero à Malnutrição”.
Muito nos honra contar com o apoio institucional do Ministério da Saúde do XXV Governo Constitucional, e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e da Associação Portuguesa de Nutrição.
Temos como objetivo principal, sensibilizar os profissionais de saúde, doentes e cuidadores para a malnutrição em Portugal, tanto a nível hospitalar e instituições de saúde similares, como no ambulatório e domicílio. Esta iniciativa apresenta, ainda, como objetivos complementares:
- Educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição;
- Educar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde;
- Aumentar a sensibilização para o papel fulcral da nutrição clínica na recuperação do doente.
A 7ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição tem como principal veículo de divulgação os meios de comunicação digitais e redes sociais. Todos os profissionais de saúde estão convidados a juntarem-se a esta iniciativa. Contamos com todos vós para que, durante esta semana, dinamizem a campanha de alerta para a importância da malnutrição associada à doença!
Como podem promover a Semana da Sensibilização para a Malnutrição?
Tudo o que precisam de fazer é partilhar!
1º passo – Divulgar os materiais oficiais da campanha.
Disponibilizamos ferramentas de partilha: um banner e um poster de divulgação, imagens dedicadas e um vídeo de sensibilização. Façam download e partilhem através das vossas redes sociais, blogs e emails.
Afixem o poster nas vossas instituições, de forma a estar visível para profissionais de saúde, utentes e cuidadores. Tirem fotografias e partilhem nas nossas redes sociais.
2º passo – Partilhem fotos de apoio e/ou em equipa, boas práticas e mensagens inerentes ao tema. Incentivem os vossos colegas e espalhem a mensagem!
Associem o hashtag #malnutriçãozero em todas as partilhas!
#malnutriçãozero
3º passo - Estejam atentos às redes sociais da APNEP.
O Dr. Aníbal Marinho - Presidente da APNEP e Coordenador ONCA Portugal - deixa uma mensagem de inspiração para a ação:
“É uma honra para a APNEP o apoio científico à 7ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição, à qual reconhecemos o mérito de manter a malnutrição na agenda política e social em Portugal.
Este ano celebramos um marco muito especial, a publicação da Portaria n.º 82/2025/1, de 4 de março, que cria o regime excecional de comparticipação de tecnologias de saúde para a nutrição entérica. Apesar de carecer de melhorias significativas, é já um primeiro passo para que a acessibilidade seja uma realidade, e que deixemos de ser um dos poucos países da União Europeia sem regime de comparticipação para a nutrição entérica no ambulatório/domicílio.
É na comunidade que a malnutrição apresenta maior prevalência, pelo que temos de continuar a unir esforços, enquanto equipas multidisciplinares, para otimizar os cuidados nutricionais no ambulatório e domicílio.
Pelo quarto ano consecutivo, integramos as nossas atividades com a ESPEN Malnutrition Awareness Week e o nutritionDay Worldwide, com a colaboração dos seus altos representantes.
Muito obrigado pela colaboração de todos e contem com o compromisso diário da APNEP na sensibilização para a malnutrição associada à doença.”
Norma DGS 017/2020
Implementação da Nutrição Entérica e Parentérica no Ambulatório e Domicílio em Idade Adulta
Publicada a 25 de setembro de 2020